Sua cabeça dói?

Publicado por em 23/02/2016 às 15h00

Dor de cabeça é um mal que atinge muitas pessoas, sem distinção de raça, idade, sexo, existem idosos que convivem com dores de cabeça crônica há anos, crianças que se queixam de dores de cabeças, muitas vezes fortíssimas, homens, mulheres, mulheres com dores de cabeça relacionada com o ciclo menstrual, muitos tipos, algumas chamadas de cefaleias outras de enxaqueca, enfim, dor de cabeça é um desequilíbrio capaz de desequilibrar o indivíduo em várias áreas de sua vida.

Na avaliação da acupuntura energética podemos nomear de várias maneiras dependendo da origem, dos sintomas ou da localização da dor a cefaleia terá um nome e um tratamento diferente, é imprescindível uma avaliação minuciosa, para que se encontre a real característica da dor de cabeça e do paciente, para que o resultado gere um efeito satisfatório.

Dores de cabeça que apresentam alteração do elemento Madeira ocorrem geralmente na fronte ou região temporal ou ainda no globo ocular podem ser geradas por golpes de vento, alimentos gordurosos, café, álcool; o paciente pode apresentar características pessimistas e algumas vezes desespero, a impulsividade também é característica.

Nas cefaleias Terra pode ocorrer uma sensação de pressão que aflora do peito e faz com que o paciente sinta o pescoço e o rosto inflados, como se a energia estivesse subindo, há também a cefaleia hemicraniana, que atinge uma metade da cabeça, de desencadeamento brutal, com lacrimejamento e narina escorrendo do mesmo lado, esta cefaleia piora com o consumo de álcool, o excesso de pensamentos pode ser uma característica das pessoas que apresentam esta cefaleia, e a melhor administração das questões emocionais pode ajudar no controle dos sintomas.

No elemento Metal encontramos as cefaleias acompanhadas de perda de memória e pontos doloridos na cabeça quando apalpados, outros sintomas comuns em pessoas que apresentam tal cefaleia são alergias, problemas respiratórios, tristezas e lamentações.

Cada um dos cinco elementos apresenta sintomas diferentes que acompanham as cefaleias, são comuns também as cefaleias com relação às alterações hormonais, que acompanham o ciclo menstrual, aparecem ou se agravam com a proximidade do período fértil ou a própria menstruação.

São muitas expressões da “dor de cabeça” e estes tipos de cefaleia ainda podem se misturar, em um mesmo indivíduo podem apresentar mais que um tipo de dor de cabeça. O tratamento muitas vezes envolve, acupuntura, exercícios energéticos, respiratórios, alimentação, mudanças de hábitos, Florais de Bach, cada pessoa será tratada diante de sua expressão da dor, tudo é avaliado, até a maneira como ela se relaciona com tal desarmonia.

É importante a experiência e o amplo conhecimento do terapeuta dada a diversidade de sintomas e tratamentos, dores de cabeça crônicas podem influenciar em todas as áreas da vida das pessoas, como pensar claramente? Como manter uma rotina social? Como manter o bom humor? Procure um acupunturista, ele pode te ajudar. O tratamento muitas vezes ocorre em parceria com o tratamento médico e dessa forma se enriquece muito o resultado final, o bem estar do indivíduo.

Até a próxima.

Categoria: Medicina Tradicional Chinesa

Comentários

Marcela em 23/07/2016 20:24:17
Adorei o texto! Me ajudou no diagnóstico da cefaléias. Obrigada

Enviar comentário

voltar para Blog da Flavia

show normalcase tsN left fwR|show tsN left fwR|left fwR show|bsd b01|||news c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB c10|b01 c05 bsd|login news normalcase uppercase fwB c10|tsN normalcase uppercase c10 fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||