Insegurança: o que causa em nós?

Publicado em 01/10/2014 às 14h05

Insegurança: o que causa em nós? Será que é simplesmente um sentimento e que não envolve nenhuma outra área de nós mesmo? Como que a insegurança pode atingir nosso corpo?

Insegurança é um sentimento, um mal estar geral ou nervosismo, uma sensação de eminência de que algo ruim irá acontecer, uma agitação interna que gera uma tensão geral como se estivéssemos sempre nos defendendo. O inseguro tem uma percepção de si mesmo vulnerável, ou seja, o inseguro “não se segura em si”, não confia nele mesmo, claro que muitos de nós temos insegurança em algumas áreas de nossas vidas e em outras não, alguns são inseguros em muitas áreas até os que são totalmente inseguros.

Na Medicina Chinesa a insegurança mora no elemento água, na verdade a insegurança é uma exacerbação negativa de um sentimento de preservação que é saudável e necessário para nossa sobrevivência, a manutenção da insegurança irá gerar um desequilíbrio no elemento água, é também neste elemento que mora nossa história, ou seja, nossa ancestralidade, o que recebemos de nossos pais, toda a história genética, as tendências que temos na vida e o que fazemos de nossas vidas, como cuidamos de nós mesmos, se temos uma boa alimentação, se reservamos nossa energia, se dormimos o suficiente. Teremos então no elemento água a união do que recebemos de nossos pais com a forma como cuidamos de nós mesmos. Este elemento é responsável pela saúde de nossos ossos e nervos, nossa memória, a beleza de nossos cabelos e muitas outras coisas, portanto um indivíduo que está constantemente vivendo num ambiente interno inseguro tem grandes chances de ter doenças nos ossos, dor na região lombar, queda de cabelo, memória fraca, falta de vontade e assim danificando cada vez mais a energia do elemento água e entrar num ciclo vicioso de alimentação de padrão ruim.

Emocionalmente o inseguro não acredita nele mesmo, passa o tempo todo preocupado com a opinião dos outros, vive em um mundo de fantasias onde são espelhados os seus medos, gerando assim um recolhimento enorme que com o tempo ocorre em sua própria vida, a falta de vontade vai impedindo ou atrapalhando o convívio social, reduzindo o seu desempenho em várias áreas por deixar de fazer coisas com o medo de errar.

Com dedicação, paciência e trabalho é possível superar este padrão, vou passar algumas dicas:

Exercícios físicos: os exercícios físicos além de liberarem substâncias que nos causam bem estar e relaxamento, aliviam o stress, melhoram a auto estima, o que é muito importante para aumento da autoconfiança.

Meditação: a meditação nos leva em contato com nosso íntimo, gerando autoconhecimento e não existe insegurança no autoconhecimento, quando nos conhecemos, sabemos nossas capacidades, nossos limites, não existe espaço para insegurança, eu pratico a Meditação Transcendental.

Alimentação: na Medicina Chinesa quando precisamos tratar este tipo de desequilíbrio dizemos que precisamos “tonificar os rins” (trata-se de órgãos energéticos responsáveis por este sistema), e daí podemos orientar a alimentação onde constam amora, ovo de galinha, feijão preto e gengibre, como exemplos.

Terapia: a terapia é uma maneira muito eficaz e muito utilizada para o autoconhecimento e análise de nossas vidas, uma das técnicas que mais me ajudaram foi a terapia psicanalítica.

Organização de agenda: é imprescindível que acreditemos em nós mesmos, e assumir uma infinidade de tarefas e sempre ter que deixar algumas para outros momentos não nos ajuda em nada, só reafirma nossa “incapacidade”, na verdade é um mecanismo do nosso inconsciente de provar que realmente não somos de nossa confiança e assim dia após dia alimentamos a sensação de que não somos capazes de fazer o que queremos.

Espero que aproveitem.i

Enviar comentário

voltar para Blog da Flavia

show normalcase tsN left fwR|show tsN left fwR|left fwR show|bsd b01|||news c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB c10|b01 c05 bsd|login news normalcase uppercase fwB c10|tsN normalcase uppercase c10 fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||