Hérnia de Disco e a Acupuntura

Publicado por em 03/04/2014 às 12h06

hérnia de discoHérnia de disco e a acupuntura, qual a relação? Tantas histórias de pessoas que escaparam da mesa cirúrgica por conta das sessões de acupuntura e outras de que a acupuntura não resolveu.

Primeiro vamos explicar, brevemente o que é a hérnia de disco, hérnia é uma projeção ou escape de uma estrutura que deveria estar contida, assim hérnia de disco intervertebral é a projeção do disco que fica entre as vértebras da coluna vertebral e como consequência comprimi a medula espinhal (raízes nervosas). O local mais acometido é a região lombar, também ocorrem nas vértebras cervicais e as torácicas são bem mais raras.

No olhar da Medicina Chinesa existem alguns dos cinco elementos envolvidos, porém principalmente a desarmonia encontra-se entre o Elemento Água e o Elemento Terra, Água por estar representada pelo meridiano do Rim e este ter entre suas funções a formação destas raízes nervosas e Terra por estar representada por Baço Pâncreas e este ter entre suas funções manter as estruturas do nosso corpo em seus devidos lugares. Além destes meridianos ainda podem estar envolvidos, pela localização da dor, Bexiga (Água), Vesícula Biliar e Fígado (Madeira) e Estômago (Terra).

As causas das hérnias de disco são as mais variadas e incluem postura inadequada, hereditariedade, excesso de trabalho que sobrecarregue a coluna, alterações emocionais, obesidade. Desta forma os inter-relacionamentos da Medicina Chinesa aumentam ainda mais podendo acrescentar à lista os elementos faltantes como Fogo e Metal.

O tratamento através da acupuntura apresenta dois principais focos analgesia e eliminação ou amenização dos fatores que geram a patologia, suas causas. O primeiro foco seria a analgesia e a qualidade anti-inflamatória que a acupuntura apresenta, dependendo de uma avaliação minuciosa da região acometida e utilizando técnicas específicas que podem incluir técnicas auxiliares como auriculopuntura, eletroacupuntura, magnetoterapia, laser, crosstaping e cinesiotaping, muitas vezes com efeitos imediatos mas sempre com resultados satisfatórios vai reduzindo a dor e melhorando a circulação energética na região e aos poucos, em casos mais graves, o paciente vai recuperando suas atividades.

O segundo e muito importante foco é a origem da desarmonia, que muitas vezes é ignorada, mas que sem sua devida importância a reincidiva é certa. Para um tratamento realmente curador é imprescindível uma avaliação detalhada da vida e dos hábitos do paciente para que possamos identificar suas causas e assim trata-las, muitas vezes este tratamento pode ser um fortalecimento e alongamento das estruturas musculares, outras vezes um floral pode ser administrado para que causas emocionais sejam sanadas, a acupuntura pode ajudar até mesmo a amenizar a influência da hereditariedade.

Realizando um tratamento completo mediante uma avaliação detalhada é quando ouvimos as histórias de verdadeiros milagres e quando o foco é dado apenas na solução da dor muitas vezes as soluções não ocorrem ou são ineficazes. Procure um profissional que realize a acupuntura energética, ou seja, que tenha uma visão holística sobre sua desarmonia, colocando seu foco principal no indivíduo e não na doença.

Abraço a todos.

Categoria: Medicina Tradicional Chinesa, Técnicas auxiliares
Tags: Dor, Hérnia de disco

Enviar comentário

voltar para Blog da Flavia

show normalcase tsN left fwR|show tsN left fwR|left fwR show|bsd b01|||news c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB c10|b01 c05 bsd|login news normalcase uppercase fwB c10|tsN normalcase uppercase c10 fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||