Gravidez e Acupuntura

Publicado por em 14/03/2014 às 09h45

gravidez e acupunturaA gravidez e a acupuntura, na verdade gravidez e as tradições chinesas, existem muitas histórias, crenças e hábitos chineses que envolvem a gravidez, na China antiga muitos ginecologistas chamavam alguns cuidados com a gestante de “Educação do Feto”, tais cuidados são baseados na crença de que a dieta materna, seu modo de vida e suas emoções afetam o feto. Assim cuidando de sua dieta e seu meio ambiente a gestante pode afetar o feto de maneira positiva. Sabemos que muitas destas orientações são impossíveis de serem seguidas nos tempos atuais e ainda estando no ocidente, mas a partir de um texto de Giovanni Maciocia, selecionei cuidados possíveis para nós deste lado do hemisfério.

Primeiro Mês

No primeiro mês de gravidez a futura mamãe deve preferir alimentos cozidos, nutritivos e de fácil digestão, é permitido ácidos, pelo desejo de algumas mulheres a este tipo de alimento, mas em pequenas quantidades, e a cevada é muito bem aceita neste período, faz o feto crescer. Sentindo-se fraca tome sopa de galinha caipira (galinha caipira é melhor mas qualquer uma já ajuda). Neste momento o feto é nutrido pelo meridiano do fígado, sendo bom evitar grandes emoções, e como a circulação neste momento está prejudicada pela mudança hormonal que ocorre o ideal é que se reduza a intensidade dos exercícios, evitando excessos e se não os faz, não é o momento de iniciar. Evitar choques climáticos o feto sente dor se a mãe recebe excesso de frio e medo se a mãe recebe excesso de calor.

Segundo Mês

Neste mês que é onde normalmente se descobre a gravidez, é interessante evitar alimentos irritantes, quentes e secos, bem como atividade sexual e trabalho excessivos. A nutrição do feto ocorre pelo meridiano de Vesícula Biliar. No segundo mês de gravidez o Qi Original (energia básica do ser humano) entra dentro do ser, assim é importante que a mãe execute coisas muito fáceis e redobre os cuidados com os perversos de frio e calor.

Terceiro Mês

Crença antiga chinesa “A forma do corpo e o sexo do feto ainda estão em mudança durante o 3º mês sob a influência dos estímulos externos (sobre a mãe). Se ela quiser um filho deve jogar dardos; se quiser uma filha deve lidar com a joalheria. Para ter uma criança bonita deve dirigir seus olhos para um lindo jade; para ter uma criança de bom coração deve passar seu tempo sentada calmamente, o quanto possível.” A nutrição ocorre pelo meridiano do Coração. Se tiver abdômen cheio, dor umbilical e sensação de carregar peso para baixo – tomar sopa de galo.

Quarto Mês

Neste período o feto absorve a essência dos rins maternos para formar os Xue Mai (vasos sanguíneos); a alimentação deve dar preferência ao arroz e peixe pois fortalecem o Qi (energia) e o Sangue fetal assim seus ouvidos e olhos ficam brilhantes e os meridianos livres de obstruções. A nutrição ocorre pelo meridiano de Triplo Aquecedor, os órgãos yang (Vesícula Biliar, Intestino Delgado, Triplo Aquecedor, Estômago, Intestino Grosso e Bexiga) são formados, a mãe deve manter-se calma e livre de choques emocionais principalmente durante este período da gravidez.

Quinto Mês

No quinto mês de gravidez, o feto recebe o Qi do Coração (materno) para estabelecer seu temperamento, assim a mãe necessita dormir o quanto for possível, banhe-se e troque suas roupas constantemente, para se sentir sempre leve e limpa, permaneça longe de estranhos, tome sol. Na alimentação deve preferir trigo, carne bovina e cordeiro e deve equilibrar alimentos doces com ácidos e alimentos amargos com salgados, a mãe não deve ficar nem com fome nem comer demais e deve ingerir alimentos secos. A nutrição do feto ocorre pelo meridiano do Baço; período onde os membros do feto são formados. Evitar calor excessivo e também terapias com calor.

Sexto Mês

Mês em que o feto recebe o Qi dos pulmões da mãe e seus tendões serão modelados indica-se exercícios leves, deve olhar cavalos e cachorros correndo assim os músculos e os tendões do fetos ficarão fortes, sua pele exuberante e suas costas firmes. A nutrição ocorre pelo meridiano do Estômago; a mãe deve comer doces mas não em excesso, com o aumento do movimento fetal a mãe pode perceber sensação de inquietude, ficar sentada e entrar em contato com a natureza ajuda a acalmar a mãe e o feto.

Sétimo Mês

Durante o sétimo mês a mãe passa ao feto se Qi essencial do Fígado, torna-se então necessário exercitar-se para encorajar a circulação do Qi e do Sangue movimentando suas articulações. Evitar contato com umidade, principalmente no local de dormir. Evitar alimentos frios e ingerir arroz. A nutrição ocorre pelo meridiano dos Pulmões e isso favorece, neste momento, o crescimento da pelo e dos cabelos. A mãe não deve falar em voz alta ou gritar e não deve usar roupas finas demais.

Oitavo mês

Mês em que o feto recebe o Qi essencial do Baço materno, a mãe deve evitar aborrecimentos emocionais e praticar respiração silenciosa para manter sua energia boa. A nutrição ocorre pelo meridiano do Intestino Grosso. A mãe deve evitar excesso de comida e ficar rancorosa. Cuide de flores.

Nono Mês

No nono mês o feto recebe a essência da Essência da mãe, todos os seus órgãos estão formados, a mãe deve ingerir alimentos doces, vestir roupas soltas e não viver em casas úmidas. A nutrição ocorre pelo meridiano do Rim. A respiração silenciosa pode ser uma terapia.

Décimo Mês

Todos os órgãos Yin (Fígado, Coração, Baço-Pâncreas, Pulmão e Rim) estão formados completamente e os órgãos Yang livres de obstruções. A mãe deve concentrar sua energia no Dan Tian (centro energético do corpo) que fica a 4 dedos abaixo do umbigo para promover o crescimento das articulações fetais e sua faculdade mental. “Quando o melão está maduro ele cai da planta” a mulher inicia o trabalho de parto. A nutrição ocorre pelo meridiano da Bexiga. Descanse o quanto possível.

Categoria: Cultura e Tradições Chinesas, Medicina Tradicional Chinesa
Tags: Gravidez

Comentários

Alexanda Estaenofi em 01/11/2017 22:11:07
Boa noite, Flávia!
Gostei muito de seu texto e gostaria de saber em qual livro de G. Maciocia se baseou, seria o Obstetrícia e Ginecologia?
Agradeço sua atenção e desejo um ótimo final de semana prolongado!
Gratidão
Alê Estaenofi

Enviar comentário

voltar para Blog da Flavia

show normalcase tsN left fwR|show tsN left fwR|left fwR show|bsd b01|||news c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB c10|b01 c05 bsd|login news normalcase uppercase fwB c10|tsN normalcase uppercase c10 fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||