Artrose e Acupuntura

Publicado por em 30/04/2014 às 14h40

Artrose e acupuntura um relacionamento satisfatório comprovado por estudos no mundo inteiro, Canadá, Estados Unidos, Brasil, China e muitos outros países apresentam estudos que comprovam a eficácia da acupuntura no tratamento da artrose.

Vamos primeiro entender um pouco a artrose, apresenta outros nomes também comuns: osteoartrose, AO e processo degenerativo da articulação mas o mais conhecido é realmente a artrose, trata-se de um processo de degeneração ou redução das cartilagens que encontram-se nas extremidades ósseas onde se encontram com outros ossos, ou seja, nas articulações, esta cartilagem tem a função de reduzir o atrito entre os ossos. A artrose pode ocorrer em qualquer articulação mas as mais acometidas são joelhos, coluna vertebral, quadril, dedos das mãos e dos pés.

As causas da artrose são o processo degenerativo natural do envelhecimento, genética, aumento de peso, fraturas, lesões repetitivas e uso excessivo das articulações como em trabalhos repetitivos e atletas. Seus sintomas são dor, rigidez matinal e deformação das articulações.

A acupuntura atua na artrose através de duas vertentes, a primeira é através da analgesia, e a segunda na causa da desarmonia. A analgesia é realizada através de técnicas específicas que incluem acupuntura, auriculopuntura, eletroacupuntura, magnetoterapia (uso de ímãs nas regiões dolorosas), stiper (uso de pastilhas de silício nas regiões dolorosas), o tratamento é longo, são necessárias algumas sessões para se perceber o resultado, a artrose entra em quadro de dores crônicas daí a duração do tratamento ser maior, torna-se necessário um acompanhamento, primeiramente realizamos uma série de sessões com a intenção de redução da dor e depois de tempos em tempos o paciente retorna para manutenção.

Uma outra linha de tratamento é a origem da desarmonia, em cada uma das causas existe um objetivo da Medicina Chinesa, quando é um processo de envelhecimento natural ou a genética que propicia tal desequilíbrio entendemos que esta desarmonia encontra-se no Elemento Água, quando a causa está no aumento de peso que durou muito tempo, ou seja, obesidade de longa data entendemos que a desarmonia encontra-se em Terra e assim cada uma das causas terá um tratamento diferente na acupuntura.

Apesar de toda esta atenção da acupuntura ela é ainda uma parte do tratamento é importantíssimo o acompanhamento médico, manter-se sem sobrepeso, praticar exercícios físicos, principalmente fortalecimento da musculatura que envolve a articulação acometida, normalmente realizando exercícios isométricos (sem movimento da articulação) e a alimentação também é bastante importante dependendo do elemento acometido. Procure um acupunturista e entenda melhor o seu quadro.

Categoria: Medicina Tradicional Chinesa, Técnicas auxiliares
Tags: Artrose

Comentários

Nelson Meira Carneiro em 01/05/2014 16:01:03
Flavia. Muito interessante o seu artigo. Tenho artrose no joelho direito e tambem, coxo-femural bilateral. Estou sempre tonificando o rim, mas os exercícios físicos têm me ajudado muito na medida em que fortaleço a musculatura conveniente. Realmente como você coloca , certos exercícios têm que ser isométricos. Outra coisa muito importante, é aumentar a produção de líquido sinovial e para isto, a natação é muito eficiente, tendo em vista a movimentação das articulações sem peso.Claro que a ingestão de sulfato de glicosamina e condroitina, são fundamentais, pois incentivam ao crescimento das cartilagens hialinas através da absorção de líquidos orgânicos. o óleo de peixe em cápsulas tambem ajuda muito. Nos EUA, estas substâncias são vendidas como complementos nutricionais e usadas pelos atletas.
Minha filha dirige uma excelente escola de acupuntura e outras matérias da MTC em Recife a nivel de pós e mesmo cursos livres. Todos os anos leva turmas de graduados Shen Estudos de Medicina Chinesa.Abraço e felicidades.

Enviar comentário

voltar para Blog da Flavia

show normalcase tsN left fwR|show tsN left fwR|left fwR show|bsd b01|||news c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB c10|b01 c05 bsd|login news normalcase uppercase fwB c10|tsN normalcase uppercase c10 fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||