Acupuntura emagrece?

Publicado por em 10/05/2014 às 12h32

emagrecer e acupunturaAcupuntura emagrece? Sim, a acupuntura é uma grande aliada no processo de emagrecimento, mas a acupuntura sozinha sem a parceria do paciente não é capaz de emagrecer, muitas pessoas procuram a acupuntura como uma forma de emagrecer sem esforço, uma sessão por semana, alguns estímulos nas orelhas e pronto, emagrece! É fácil perceber que isso não é verdade.

O trabalho da acupuntura junto ao processo de emagrecimento é muito interessante, após uma avaliação detalhada onde podemos conhecer a pessoa e compreender como ocorre seu processo. Existem pessoas que comem por ansiedade, outras apresentam compulsões, há pessoas com hábitos alimentares ruins a péssimos e a minoria que apresentam alterações hormonais que favorecem o sobrepeso e dificultam muito o emagrecimento.

De uma maneira geral as sessões de acupuntura que podem ocorrer uma ou duas vezes na semana, dependendo do processo de cada indivíduo e da ajuda que ele necessita, promovem uma harmonização geral no organismo, existe uma melhora dos intestinos, favorecendo a regularidade intestinal, a eliminação mais eficaz das fezes, melhora da digestão com melhor absorção dos nutrientes, eliminação de sensação de gases e empachamento.

Os efeitos da acupuntura sobre os edemas (inchaço) do corpo são muito conhecidos, existem pessoas que reduzem logo no início do tratamento um peso significativo por esta eliminação de líquidos e melhora da circulação linfática e venosa, é muito comum nas pessoas com sobrepeso terem este tipo de incomodo, os edemas, sensação de peso nas pernas, celulite, estufamento do abdômen, da região sobre o estomago, existem pessoas que relatam até sensação de falta de ar, como se existisse uma ausência de ar na atmosfera, um sufocamento e isso muitas vezes é causado por excesso de líquidos no organismo, dentro de nosso vocabulário chamamos de muco.

A ansiedade é um fator extremamente importante a ser tratado neste processo porque tanto pode ser o fator desencadeante do sobrepeso ou da obesidade, como dentro do processo de emagrecimento pode aparecer como um processo de boicote, ou seja, a maioria das vezes a pessoa demora anos para chegar aquele peso, ou um processo importante como períodos de alto stress ou ainda a gravidez e quando ela resolve emagrecer quer que ocorra o mais rápido possível, mas tudo leva o seu tempo e saber lidar com este tempo diferente da nossa vontade é importante, e nisso a acupuntura ajuda muito, o paciente se sente melhor, dorme melhor, está mais tranquilo e assim vai tornando-se possível ultrapassar este desafio do “emagrecer”.

E por último a força de vontade, por mais que possamos desejar muito conquistar um corpo mais bonito, mais saudável, dependendo do peso que teremos que eliminar isso pode levar alguns meses e manter a dedicação por este tempo é desafiante e a acupuntura ajuda muito na manutenção da força de vontade.

O tratamento não consiste em apenas agulhas no corpo, para um tratamento eficaz, após a avaliação e entendimento do paciente o tratamento completo inclui acupuntura sistêmica (agulhas ou laser no corpo), auriculopuntura (agulhas ou sementes nas orelhas), orientações alimentares, Florais de Bach, orientações sobre exercícios físicos, orientações sobre técnicas que nos fortalecem espiritualmente como meditações, por exemplo. Como vocês podem ver emagrecer sem medicações ou cirurgias depende de uma grande dedicação, se você está disposto procure um acupunturista.

Categoria: Medicina Tradicional Chinesa, Técnicas auxiliares
Tags: emagrecimento

Enviar comentário

voltar para Blog da Flavia

show normalcase tsN left fwR|show tsN left fwR|left fwR show|bsd b01|||news c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB c10|b01 c05 bsd|login news normalcase uppercase fwB c10|tsN normalcase uppercase c10 fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||