Acupuntura e a Esteatose Hepática

Publicado por em 23/05/2014 às 17h04

Acupuntura e a esteatose hepática, hoje tive uma notícia de uma paciente que fiquei muito feliz e quero dividir com vocês.

Primeiro vou explicar o que é a esteatose hepática, trata-se de excesso de gordura nas células do fígado, pode acontecer por excesso de álcool, hepatites virais, diabetes, obesidade, aumento de colesterol ou triglicérides ou ainda uso contínuo de drogas como corticoides. A maioria das vezes é assintomática (sem sintomas) e o médico a diagnostica com exames de rotina, o tratamento é multidisciplinar e consiste basicamente em atingir a origem, com isso envolve principalmente mudança de hábitos e alimentação. Uma complicação comum da esteatose hepática é a cirrose hepática, em casos graves e sem tratamento. Por não existir um remédio específico para tal patologia requer um comprometimento grande do paciente e paciência porque a melhora não ocorre rapidamente.

um ano atrás uma paciente antiga minha me procurou me dizendo que havia sido diagnosticada com esteatose hepática, estava muito preocupada e se a acupuntura poderia ajudá-la, eu esclareci os detalhes da patologia e expliquei como a acupuntura atua no fígado e em seu metabolismo, deixando claro que não mudaria a necessidade do comprometimento dela com o tratamento e a mudança de alguns de seus hábitos. Iniciamos o tratamento: sessões semanais de acupuntura, auriculopuntura, magnetoterapia, orientações sobre os hábitos e orientações sobre alimentação.

Como trata-se de uma patologia assintomática só nos restava observar o estado geral dela pois o exame só seria repetido um ano depois, seguindo a orientação médica. Ela seguiu as orientações na medida do possível, claro que mudanças de hábitos são sempre desafiantes mas o empenho ocorreu. 

Um fígado estagnado trás para uma pessoa experiências não tão agradáveis, fisicamente o indivíduo pode sentir empanturramento após refeições não tão fartas, gases, arrotos, unhas fracas, irritação nos olhos, visão turva, dores musculares, tendinites, emocionalmente: impaciência, irritabilidade, tendência a ataques de ira, falta de coragem.

Durante este ano de tratamento pude observar o serenar de sua essência, o aumento da paciência, a busca por uma espiritualidade interna, a prática de exercícios que junto com o corpo melhoram a mente, sim alguns hábitos, que em minha opinião eram muito importantes, não foram mudados e assim houveram lições para ela e para mim. Sinto nesse momento gratidão por poder fazer parte de um processo de mudança interna tão importante, gratidão por poder contribuir com o bem estar e a saúde de alguém, gratidão pela lição de que mesmo quando as coisas não correm exatamente como queremos mesmo assim elas podem dar certo e muito certo. O tratamento dela consistiu em mudança de hábitos diários e alimentares e a acupuntura e hoje em sua consulta semanal me trouxe o resultado dos exames com o retorno absoluto de todos os resultados das enzimas hepáticas. Gratidão pela confiança. Gratidão, gratidão, gratidão.

 

Categoria: Medicina Tradicional Chinesa
Tags: Esteatose hepática

Comentários

Flavia Macedo Parente em 15/05/2017 13:24:16
Tereza, boa tarde

A esteatose não impede o tratamento estético com acupuntura.
Abraço
Flavia Macedo Parente em 15/05/2017 13:23:03
Aroldo,
Boa tarde
não existe protocolo, o tratamento depende de avaliação individual.

Aroldo em 12/05/2017 19:51:56
Boa noite
Estive kendo sua materia e tenho este problema com minha esposa.
Pode me passar o protocolo de acupuntura e aurico?
Aguado notícias
Teresa Gomes em 12/05/2017 11:19:46
tenho asteoteose hepática, eu posso fazer acumputura estética?
IANILDA em 03/08/2015 00:39:39
ESTOU COM GORDURA NO FIGADO ESTOU PREOCUPADA

Flavia Macedo Parente em 12/02/2015 20:30:55
José

Trabalho muito com acupuntura japonesa, são técnicas específicas e avaliações a cada sessão, são muitas técnicas diferentes.O que posso te falar é sobre o suco verde que a orientei a tomar todos os dias e usar a maça sempre junto, não todos os dias mas sempre que possível e também usar a água magnetizada com ímas norte.
espero ter ajudado.
José Adauto em 12/02/2015 17:34:54
Olá Flavia boa tarde.
Você poderia me dizer quais os pontos de acupuntura você usou fora da orelha, nesse caso?
janaina em 04/11/2014 21:31:41
Parabéns, vc é merecedora,sucesso sempre!!!
nadiva olivier em 23/05/2014 19:18:04
Importante seu testemunho e muito relevante todo o processo. Este é um problema que afeta muitas pessoas. Em geral, é um grande susto. Parabéns.

Enviar comentário

voltar para Blog da Flavia

show normalcase tsN left fwR|show tsN left fwR|left fwR show|bsd b01|||news c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB c10|b01 c05 bsd|login news normalcase uppercase fwB c10|tsN normalcase uppercase c10 fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||