A mente

Publicado por em 31/01/2018 às 18h36

menteCuide da sua mente... Na Medicina Chinesa o conceito de mente é muito amplo, seu estado pode influenciar todo seu organismo, todo seu funcionamento, sua vida, à chamamos de Shen.

Para a medicina chinesa shen não significa apenas seus pensamentos, estes também, mas incluem capacidade de raciocínio, insights, clareza de entendimento, alma, divindade, expressão.

Temos três grandes tesouros que devemos cuidar, zelar e nutrir, são eles: jing – energia de vida que recebemos de nossos pais, qi – energia do nosso corpo e o shen – a mente, estes três “tesouros” são totalmente interdependentes, a situação de cada um deles influencia a todos, caso um se desgaste demais cedo ou tarde os outros sentiram. Assim sendo, o estado da sua mente pode influenciar bem ou mal todo seu corpo.

O shen, ou a mente, é o responsável por como você conduzirá sua vida, se você irá conseguir expressar seus sentimentos, se terá boas ideias, se terá clareza na percepção dos acontecimentos da sua vida, assim fica claro entender como uma mente sem clareza pode mudar os acontecimentos.

Shen também entra no contexto de alma, e em nossas vidas existem duas grandes vertentes para alma, no olhar da medicina chinesa temos a alma do corpo, chamada Po, esta alma reflete a percepção que você deve ter do seu corpo, os sinais que seu organismo te dá todo o tempo, de cansaço, segurança, fome, é como uma inteligência inata, que nos atualiza a cada momento como nosso organismo está e como ele está se relacionando com o universo, quantas vezes você após passar mal por conta de um alimento, percebeu que no momento que olhou para o prato sentiu algo negativo, quantas vezes diante de uma situação de perigo todo seu corpo se colocou em alerta para te proteger, a isso chamamos de alma do corpo, sabedoria interna.

Alma Hun, ou etérea, é a que nos acompanha em diferentes estados de agregação de energia, ou seja, é nossa alma imortal, sua função é nos dar conexão com nossos instintos, ao nosso caminho de vida, quando estamos conectados a alma hun tomamos decisões acertadas, temos clareza e discernimento, a falta de conexão, dizem os chineses, gera ao indivíduo sensações como de uma alma penada perdida sem destino, ou seja, nunca sabe o que fazer, não consegue decidir com segurança.

Quando estamos com a mente sadia conseguimos manter bom entrosamento com o nosso corpo, perceber e respeitar nossas sensações, quando temos clareza de pensamento, nossa conexão com nossos desejos mais profundos, nossa maior intenção está forte, sabemos para que viemos, sabemos ouvir nosso coração.

Já que nossa história de vida, nossa energia de vida e nossa mente caminham juntas cuidar da mente não significa apenas ter bons pensamentos, para realmente cuidarmos de nossas mentes é necessário nos alimentarmos bem, caso nosso corpo se intoxique com alimentos ruins - excesso de gorduras dificultam nossas reações diante dos acontecimentos da vida, excesso de doce diminui a clareza de nossos pensamentos, excesso de sal pode nos deixar com medo. Quem tem clareza de pensamento após noites e noites de sono ruim? Como manter o discernimento após longos períodos de excesso de trabalho? Como ter boas ideias sem nutrir nosso consciente com informação sadia? Como ter entusiasmo com um corpo sedentário, cansado e dolorido?

Enfim, para cuidarmos de nossa mente, para melhorarmos nossas vidas precisamos cuidar do que comemos, de como vivemos e do que pensamos. Quando estamos em uma situação de conflito, muitas vezes nos pegamos atormentados de cobranças por uma decisão, quando a solução está em um bom descanso, ou na prática de exercício físico.

Na medicina chinesa entendemos que nossa mente está em todas as partes de nosso corpo, que nossa mente também está dentro de nosso sangue, assim precisamos cuidar do todo e não da parte.

Até a próxima

Flavia

Enviar comentário

voltar para Blog da Flavia

show normalcase tsN left fwR|show tsN left fwR|left fwR show|bsd b01|||news c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB c10|b01 c05 bsd|login news normalcase uppercase fwB c10|tsN normalcase uppercase c10 fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||