A acupuntura como caminho para dentro! – Equilíbrio Emocional

Publicado por em 15/06/2016 às 11h49

Só existe um caminho verdadeiro para o equilíbrio emocional: o caminho para dentro! Só buscando nossas verdades, nossos medos, nossas forças que podemos realmente superar obstáculos, alcançar objetivos, transformar hábitos nocivos à nossa felicidade, o que vai mudar de uma pessoa para outra é qual instrumento usar para este caminho ou viagem para dentro, existem muitos: vários tipos de terapias psicológicas, meditações, religiões, exercícios físicos, física quântica, Jin Shin Jyutsu, metafísica, artes marciais, acupuntura, algumas vezes precisamos de várias técnicas juntas, a medicina chinesa é uma aliada importantíssima nesse caminho.

Na Medicina Chinesa utilizamos o termo Shen para indicar os aspectos mental, emocional e espiritual do ser humano, o estado do Shen é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, das nossas relações interpessoais, nossas tomadas de decisões, enfim, a forma como levamos a vida. Sendo assim, o que nós ocidentais chamamos de equilíbrio emocional, a Medicina Chinesa entende como Shen, o equilíbrio emocional e todas as suas consequências em nossa vida.

O aspecto emocional em si, inclui todas as emoções dos cinco elementos: alegria, pensamento, compaixão, preservação, reatividade, cada uma dessas emoções pode ser encontrada de forma exacerbada ou deficiente. A alegria que entendemos como alegria de viver, dentro do elemento Fogo, pode ser uma euforia ou ausência de viço de vida, no elemento Metal temos a compaixão onde facilmente encontramos a tristeza como emoção mais comum, a preservação é a emoção ou estado do elemento Água, seu excesso seria o medo e sua deficiência a falta de prudência e cuidado, já a reatividade emoção ligada ao elemento Madeira tem seu excesso representado pela raiva e frustração e sua falta na inércia e inatividade. Os caminhos da acupuntura entre os cinco elementos conseguem equilibrar tais emoções, uma apoiando e impulsionando a outra, quando nos falta em um determinado elemento é excesso em outro, os pontos de acupuntura são utilizados para realizar tal equilíbrio.

O aspecto mental reflete-se na atividade mental normal que consiste em consciência clara, memória e pensamentos bons e um sono saudável, o bom funcionamento deste aspecto depende do estado do coração (órgão energético), ou seja, se temos um coração forte temos uma mente enraizada e feliz, que significa ter pensamentos claros e rápidos, boas ideias, bons pensamentos e um sono tranquilo e reparador, este estado porém depende da união de dois fatores, o estado do coração e a qualidade do sangue, esta qualidade do sangue refere-se claramente à qualidade da sua alimentação mas também a capacidade de absorção e boa distribuição dos nutrientes. A capacidade que a acupuntura tem na liberação do stress, circulação energética, melhora do estado geral do organismo melhora consequentemente o estado do coração, sendo assim o aspecto mental.

O aspecto espiritual do Shen é representado principalmente pela alma Etérea e a alma Corpórea, a alma etérea é a que, teoricamente, após a morte sobrevive ao corpo para fluir de volta ao mudo de energias sutis, em vida influencia a capacidade de planejamento e sentido de direção da vida, a falta de rumo e a confusão mental poderiam ser comparadas à alma que vaga sozinha no espaço e no tempo, é no elemento madeira que se enraíza a alma etérea. A alma Corpórea é a parte mais física e material da alma do ser humano, está muito relacionada a sua energia vital e relaciona-se aos sentimentos e sensações, está vinculada a respiração e é afetada pela tristeza e o lamento, é através do elemento Metal que a acupuntura consegue atuar na alma corpórea auxiliando no seu enraizamento e consequente firmeza de nossas sensações.

No relato de pessoas que passaram a receber sessões de acupuntura regularmente é comum a percepção da mudança em vários aspectos de suas vidas, quando seu corpo funciona de forma equilibrada, seu olhar sobre a vida é mais equilibrado e assim consequentemente tudo fica mais fácil de ser administrado, o trabalho interno, ou o caminho para dentro como disse no início do texto não impede que passemos por situações difíceis ou que sentimos tais passagens, mas muda e muito a forma como as administramos.

Procure seu caminho, a acupuntura pode ser um deles!

 

Até mais

Flavia

Categoria: Medicina Tradicional Chinesa

Comentários

Andréa de Souza Campos em 05/08/2016 09:32:05
Olá Bom Dia! quero poder encontrar um lugar onde as pessoas disponibilize este tipo de atendimento gratuito.

Enviar comentário

voltar para Blog da Flavia

show normalcase tsN left fwR|show tsN left fwR|left fwR show|bsd b01|||news c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB c10|b01 c05 bsd|login news normalcase uppercase fwB c10|tsN normalcase uppercase c10 fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||