Blog da Flavia

Acupuntura Energética resolvendo a Menopausa

Publicado por Flavia Macedo Parente em 13/03/2013 às 14h34

A menopausa, como todas as fases de mudanças da mulher, é repleta de mitos e crenças. A menopausa, a gravidez, o parto, a primeira menstruação são momentos em que é possível prever alguns sintomas, porém é impossível determinar como será exatamente, isso porque a cada mulher cabe uma expressão, daí a importância da Acupuntura Energética com seu olhar individual a cada mulher.

Toda vez que precisamos apenas deixar os fatos acontecerem e esperar, entram em ação o nosso sistema de crenças para o determinado assunto, a menopausa é um desses. Aqui no Brasil as mulheres tem uma idéia ruim dos sintomas e da representação deste período, não posso mais ter filhos, estou seca... será que alguém vai me desejar? Qual a minha função agora? Me sinto como se tivesse deixado de ser mulher!

Na medicina chinesa temos três tesouros: Nossa essência ou nossa planta de vida (Jing), nossa energia (Qi) e nossa mente (shen). No sistema de crenças do povo chinês os idosos são respeitados e admirados, a idade avançada significa sabedoria de vida, portanto a menopausa é uma ponte para este momento. Nessa hora, podemos fazer uso de nossa experiência e o conhecimento acumulado durante a vida para nos expressarmos com mais autenticidade, firmes em direção ao amadurecimento.

Dores, calores, tristezas, ansiedades são realmente situações que podem ser enfrentadas durante este período e a acupuntura energética está aqui para apoiar e amenizar tais sintomas, mas é muito importante que a mulher brasileira passe a olhar de maneira diferente para esta fase tão rica.

Como a Acupuntura Energética utiliza uma série de tratamentos diferentes, como acupuntura, Jin Shin Jyutsu, florais de Bach, Auriculopuntura, Cristais Radiônicos, Bio-ressonância, Reike, Orientações alimentares e fitoterapia brasileira, com a rotina das sessões e algumas mudanças simples no dia a dia, a maioria das desarmonias são SOLUCIONADAS!

Categoria: Cultura e Tradições Chinesas, Medicina Tradicional Chinesa, Técnicas auxiliares
Comentários (0)

Benefícios da Acupuntura na Gravidez

Publicado por Flavia Macedo Parente em 02/03/2013 às 11h37

A gravidez é um momento maravilhoso e repleto de descobertas, principalmente a primeira gravidez, porque sem experiência alguma a nova mamãe se surpreende a cada dia com sensações desconhecidas algumas maravilhosas outras nem tanto.

A acupuntura energética trata a gravidez com a intenção harmônica, é impossível prever como será uma gravidez, mesmo mães de segunda ou terceira viagem relatam que cada gravidez é de uma maneira.

O que se vê na prática é que a gestante que recebe acupuntura regularmente tem menos enjôo, menos edema (inchaço), reduz drasticamente as dificuldades mais comuns na gravidez, como a depressão, ansiedade, infecção urinária, constipação, dores nas costas e etc.

Assim mantendo uma gestação mais tranquila o pós parto é ainda melhor. Portanto, faça acupuntura desde os primeiros meses de gravidez, não existem contra indicações, procure um acupunturista especializado em saúde da mulher e receba todos os benefícios que a Medicina Tradicional Chinesa possa te oferecer.

Categoria: Medicina Tradicional Chinesa
Comentários (0)

Acupuntura energética na Reabilitação pós Câncer de Mama

Publicado por Flavia Parente Nascimento em 23/02/2013 às 10h53

Esta semana no Uol Notícias foi publicada uma reportagem sobre os benefícios da acupuntura no pós operatório da cirurgia de mastectomia.

A reportagem descreve a dissertação de DOUTORADO da Fisioterapeuta Michele Além, onde no decorrer do estudo conseguiu comprovar melhora na amplitude de movimento das pacientes, diminuição da ansiedade, redução da dor, resolução do linfedema, redução importantíssima de outras complicações da cirurgia como a flebite, por exemplo.

Aproveito para reiterar que a acupuntura energética ajuda muito as mulheres com este desafio, mesmo antes da cirurgia, muito antes da reabilitação a acupuntura pode realizar a prevenção de muitas situações e é uma grande aliada neste momento de tantas inseguranças.

Abaixo segue o link para leitura da reportagem na íntegra, essa vale a pena.

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/02/19/estudo-comprova-beneficios-da-acupuntura-apos-cirurgia-para-retirada-de-cancer-de-mama.htm

Abraços

Categoria: Medicina Tradicional Chinesa
Comentários (0)

Escalda Pés - um jeito simples de relaxar

Publicado por Flavia Parente Nascimento em 15/02/2013 às 12h50

Você sabe o que pode te ajudar muito a aliviar o stress da semana?

O escalda pés, isso mesmo, principalmente em uma semana como essa que pulamos carnaval, brincamos, enfrentamos congestionamentos, filas em aeroportos e muito mais.

Na acupuntura energética visamos manter os pés quentes e a cabeça fria, a desarmonia existe no  inverso, por isso realizar um escalda pés de vez enquando ajuda muito a trazer o yang do alto (cabeça) para baixo (pés). E é super simples, você precisa:

  • Sal grosso
  • Hidratante corporal ou para os pés
  • Um punhado de erva  - procure alguma calmante como a alfazema, por exemplo
  • Recipiente com água quente (que caiba os seus pés)

Misture o creme com a erva e passe nos pés realizando massagem, mergulhe os pés na água, colocar o sal grosso e deixe lá por uns 20 a 30 minutos, se quiser deixe um pouco de água quente por perto caso precise repor para que o banho não esfrie. Você pode também colocar no fundo do recipiente bolas de gude para ir massageando seus pés durante o banho.

Bom repouso!!!

Categoria: Cultura e Tradições Chinesas
Comentários (0)

Ano da Serpente de Água (1953 – 2013 – 2073)

Publicado por Flavia Macedo Parente em 06/02/2013 às 13h53

Olá

你好

Este é um ano favorável a resoluções, portanto à introspecção, a serpente é um animal muito inteligente, unindo estes fatores teremos então resoluções profundas e inteligentes, a razão e a emoção estarão juntas a nosso favor.

Outra característica importante da serpente é a ausência de misericórdia, sim, a colheita é certa, favorável ou não. As decisões tomadas sob a energia da serpente de água não combinam com maldades e egoísmo. Pense no bem! Decida pelo melhor para você sem gerar mal a ninguém, faça algo pelo próximo, com certeza retornará a você.

A sensação de aperto é antogônica a serpente tornando-a próspera e livre; muito focada, cuidado para não se esquecer da diversão.

Os nativos da Serpente de água são pensadores profundos, possuem determinação intensa, sabedoria, charme e sedução. Não gostam se sentir apertados daí a liberdade amorosa e financeira.

新年好

Feliz Ano Novo

Categoria: Cultura e Tradições Chinesas
Comentários (0)

Cronograma de cursos para 2013

Publicado por Acupuntura - Administrativo em 30/01/2013 às 21h26

Já está programada nossa grade de cursos para fevereiro, março e abril de 2013.

São cursos tanto na modalidade presencial como online para melhor aproveitamento do seu tempo.

Agende os programas e esteja conosco nesta formação detalhada que vai lhe dar uma visão muito mais prática e ampla das técnicas com que trabalhamos e das formas de tratamento de sua saúde e equilíbrio mental e emocional.

 

Programação 2013

Modalidade

fevereiro

março

abril

SAUDE DA MULHER E MTC

 

 

 

 

GRAVIDEZ

ONLINE

19 e 21

 

 

DOENÇAS PÓS PARTO

ONLINE

26

 

 

INFERTILIDADE

ONLINE

28

 

 

SAÚDE DA MULHER – CURSO COMPLETO

PRESENCIAL

 

09 e 10

 

IRREGULARIDADES MENSTRUAIS

ONLINE

 

7 e 14

 

MASSAS ABDOMINAIS

ONLINE

 

21

 

MENOPAUSA

ONLINE

 

28

 

TÉCNICAS AUXILIARES

 

 

 

 

Magnetoterapia

PRESENCIAL

 

30 e 31

 

Pedras Quentes

PRESENCIAL

 

 

13 e 14

Drenagem Linfática Manual

PRESENCIAL

 

 

27

 

 

Categoria: Cursos MTC, Técnicas auxiliares
Comentários (0)

Pesquisa comprova Poder de Cura pela imposição de Mãos

Publicado por Flavia Macedo Parente em 30/01/2013 às 11h10

Energia liberada pelas mãos consegue curar malefícios, afirma pesquisa da USP.

Um estudo desenvolvido recentemente pela USP (Universidade de São Paulo), em conjunto com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), comprova que a energia liberada pelas mãos tem o poder de curar qualquer tipo de mal estar. O trabalho foi elaborado devido às técnicas manuais já conhecidas na sociedade, caso do Johrei, utilizada pela igreja Messiânica do Brasil e ao mesmo tempo semelhante à de religiões como o espiritismo, que pratica o chamado “passe”.


Todo o processo de desenvolvimento dessa pesquisa nasceu em 2000, como tema de mestrado do pesquisador Ricardo Monezi, na Faculdade de Medicina da USP. Ele teve a iniciativa de investigar quais seriam os possíveis efeitos da prática de imposição das mãos. “Este interesse veio de uma vivência própria, onde o Reiki (técnica) já havia me ajudado, na adolescência, a sair de uma crise de depressão”, afirmou Monezi, que hoje é pesquisador da Unifesp.


Segundo o cientista, durante seu mestrado foram investigados os efeitos da imposição em camundongos, nos quais foi possível observar um notável ganho de potencial das células de defesa contra células que ficam os tumores. “Agora, no meu doutorado que está sendo finalizado na Unifesp, estudamos não apenas os efeitos fisiológicos, mas também os psicológicos”, completou.


A constatação no estudo de que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar foi possível porque a ciência atual ainda não possui uma precisão exata sobre esse efeitos. “A ciência chama estas energias de ‘energias sutis’, e também considera que o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível”, explicou.


As sensações proporcionadas por essas práticas analisadas por Monezi foram a redução da percepção de tensão, do stress e de sintomas relacionados a ansiedade e depressão. “O interessante é que este tipo de imposição oferece a sensação de relaxamento e plenitude. E além de garantir mais energia e disposição.” Neste estudo do mestrado foram utilizados 60 ratos. Já no doutorado foram avaliados 44 idosos com queixas de stress. O processo de desenvolvimento para realizar este doutorado foi finalizado no primeiro semestre deste ano. Mas a Unifesp está prestes a iniciar novas investigações a respeito dos efeitos do Reiki e práticas semelhantes a partir de abril do ano que vem.

Fonte:http://www.rac.com.br/projetos-rac/correio-escola/107097/2011/11/25

Comentários (0)

Jin Ji Du Li

Publicado por Flavia Parente Nascimento em 30/01/2013 às 11h07

É uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa, de auto cura, que tem como objetivos:

  • Melhora do poder de concentração
  • Melhora do equilíbrio
  • Melhora a circulação cerebral
  • Reduz a chance de doenças como o Alzheimer e demência senil
  • Aumenta o limiar de dor
  • Melhora a confiança em si mesmo
  • AUMENTA A CIRCULAÇÃO DE ENERGIA NOS MERIDIANOS

Como executar o exercício:

  1.  Fique em pé com os olhos abertos, levante um dos pés, abra um pouco os braços, 1 minuto
  2. Agora feche os olhos e veja por quanto tempo consegue se manter em pé
  3. Pronto é só isso!!! Realizar todos os dias durante 1 minuto.

Observações:

  • Se não conseguir passar dos 50 segundos e você tem menos de 40 anos significa que seu corpo está mais velho que sua idade
  • Não é necessário levantar muito a perna, apenas retire do chão.
  • Quando você conseguir ficar mais tempo, a sensação de peso desaparece. Ao praticar Jin Ji Du Li, você vai notar que sua qualidade do sono fica melhor, a mente limpa e melhora a memória significativamente.
  • Em caso de labirintite fazer com os olhos abertos e ir fechando aos poucos.
  • O ideal é 1 minuto e 30 segundos em cada perna todos os dias, mas você pode ir aumentando aos poucos.
Comentários (0)

Emoções e a Medicina Tradicional Chinesa

Publicado por Flavia Macedo Parente em 30/01/2013 às 10h40

Na MTC acredita-se que as desarmonias ou doenças são causadas por fatores internos, fatores externos e fatores mistos. Parte dos fatores internos são as emoções.

Porém as emoções nem sempre são fatores patológicos porque o movimento inconstante das emoções faz parte do comportamento saudável, variando com os estímulos do ambiente, herança dos pais, fases de vida, estágio de desenvolvimento e outros fatores. (Marina Paesano)

O desequilíbrio emocional pode causar ou exacerbar a desarmonia do Zang Fu (órgãos e vísceras). Assim como os distúrbios de Zang Fu podem resultar em desarmonias emocionais. (Marina Paesano)

Dentro dos conceitos mais importantes da MTC estão os cinco elementos e dentro deles sabe-se que madeira gera fogo e controla terra que por sinal gera metal e controla água... Nas emoções acontece da mesma maneira a raiva pode gerar euforia e ao mesmo tempo suprimir a preocupação e esta última pode gerar a tristeza e estimular o medo.

Como diz um ditado chinês – “O uso moderado nutre, o excesso e a falta agridem”. Sendo assim todas estas emoções são normais, saudáveis e necessárias para o nosso equilíbrio, mas se nos mantivermos tempo demais vivenciando uma ou outra podemos gerar desarmonias importantes dentro do nosso organismo.

Obviamente a acupuntura energética ou qualquer outra área da MTC não vai mudar a personalidade deste indivíduo, mas sim desbloquear os canais energéticos que foram obstruídos durante o agravamento do quadro e desta forma a pessoa consegue voltar ao estágio anterior a este.

Através de várias técnicas conseguimos desbloquear e harmonizar órgãos e vísceras desequilibrados e permitir que a energia ou Qi volte ao seu fluxo suave e as emoções se organizem novamente.

Comentários (0)

Depressão na visão Energética

Publicado por Flavia Parente Nascimento em 29/01/2013 às 14h16

A depressão é uma doença que deixa a pessoa muito debilitada, sem ânimo, sem vida. Na acupuntura energética, nós não classificamos as pessoas somente com a palavra DEPRESSÃO, como sempre às avaliamos holisticamente, ou seja, corpo – mente – espírito, daí a necessidade de uma avaliação minuciosa.

Através da acupuntura energética avaliamos com base nos cinco elementos, se a emoção que mais incomoda é o medo, pânico, insegurança, o quadro pode se encaixar dentro do elemento água; se a emoção no caso é a ansiedade, o excesso de pensamentos, insônia, seria elemento fogo, e assim vai...

Através de toques no corpo e um questionário avaliamos o estado de cada um dos órgãos, por exemplo, é comum as pessoas terem histórias de reincidivas de depressão, imaginem como está a energia de fígado dela com tantas medicações e com tantas frustrações e decepções de medicamentos e tratamentos em vão, que até melhoram em um primeiro momento mas depois retornam os sintomas.

Os Florais são um fator muito importante nesta conquista porque através deles o indivíduo aprende lições de como lidar “a sua maneira”, com a situação em questão e não tentando usar soluções que serviram para outras pessoas. Encontrando assim o seu caminho do bem estar.

Comentários (0)

show normalcase tsN left fwR|show tsN left fwR|left fwR show|bsd b01|||news c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB c10|b01 c05 bsd|login news normalcase uppercase fwB c10|tsN normalcase uppercase c10 fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||