Blog da Flavia

Emoções, vida e acupuntura

Publicado por Flavia Macedo Parente em 27/11/2013 às 21h02

emoções vida e acupunturaEmoções vida e acupuntura, hoje vou escrever como podemos deixar que nossas emoções controlem nossas vidas, nossos caminhos e até sintomas que apresentamos. Na visão da acupuntura energética fazemos uma relação com os cinco elementos, como será fácil compreender o relacionamento entre várias emoções e como tudo isso pode afetar nossa vida.

Preocupação uma emoção tão conhecida, a preocupação mora dentro do elemento Terra, onde tem como companheiros de casa o estômago e o baço, portanto, a digestão, a absorção de nutrientes, e assim nossa energia, força, a preocupação funciona repetindo pensamentos em nossas mentes, geralmente os mesmos pensamentos, os níveis podem variar entre relembrar algumas vezes durante o dia o motivo da preocupação até o pensamento obsessor que toma conta de todos os momentos e não nos permite que façamos mais nada direito, com esta sobrecarga na moradia, Terra, seus companheiros de casa ficam cansados e indispostos daí as consequências conhecidas como gastrites, refluxos, indigestão, cansaço, desânimo.

Imagine como se a energia de Terra tenha ficado abalada, o estomago não anda bem, a digestão um pouco lenta. Terra se relaciona neste momento diretamente com Água onde mora o medo... As preocupações agora são acompanhadas do medo, por exemplo se a preocupação for com o emprego, a situação da empresa, a partir daí os pensamentos veem acompanhados de sensações ruins, pressentimentos, danificando a energia de Rim, seu companheiro de moradia em Água, outros sintomas aqui podem ser falta de vontade, um cansaço mais acentuado.

E o ciclo continua, preocupada, digerindo mal os alimentos e com medo teremos Água atuando direto sobre Fogo, onde moram o coração, o intestino delgado, o equilíbrio do centro do corpo com relação as emoções todos estes sentimentos acabam por diminuir a Alegria de Viver, que é aquela energia que nos ressuscita a cada queda, que nos levanta após uma tempestade, que nos faz acreditar que tudo pode ser diferente, um dos principais sintomas aí é a insônia.

Nossa que drama, agora você está preocupada, com medo, sem alegria, vai ficar feliz como? E assim chegamos em Metal, onde moram pulmão e intestino grosso, a compaixão e a tristeza, constipada? Com tristeza? Sim, tudo começou com aquela preocupação que agora só te resta amargurar, irritar, explodir, demonstrar a atuação sobre Madeira, o fígado, a reação, a raiva, a vesícula biliar atrapalhando a digestão e intensificando o processo sobre o estômago e reafirmando o ciclo.

Parece surreal, não é? Dramático? Exagerado? Sim, ciclo complexo e que demora realmente algum tempo para chegar até aí, mas um dia chega, perceba-se, olhe o caminho que você está seguindo, este exemplo iniciou-se pela preocupação mas pode começar de qualquer forma, pela raiva, medo, tristeza, enfim por qualquer caminho ruim que insistimos em continuar percorrendo.

Mude, transforme, ouse, faça por você! Interrompa o processo. A Acupuntura energética é um dos caminhos, experimente!

Categoria: Medicina Tradicional Chinesa
Comentários (0)

O Stress diário da mulher atual e a Acupuntura Energética

Publicado por Flavia Macedo Parente em 07/11/2013 às 14h39

A mulher atual tem tantas atribuições que é comum ouvir “Só de pensar no tenho a fazer me sinto cansada!” Assumimos todas as funções masculinas, muitas de nós somos até mesmo as principais provedoras de nossos lares, porém não delegamos as nossas funções, assim trabalhamos fora e dentro de casa...

A mulher atual recebe uma sobrecarga de cobranças que começando dela mesma, não permite deslizes, nossa vida profissional precisa ser exemplar, nos dedicamos ao máximo e isso tudo sem parar de pensar na situação do casamento, na educação dos filhos, na lista do supermercado, nos presentes de natal, nas férias. Como mães precisamos também ser perfeitas, ao lado de nossos filhos nos cobramos e nos julgamos o tempo todo e isso tudo sem parar de pensar no trabalho, na promoção, no novo projeto da empresa, ai a mulher atual... E ainda somos MULHERES, precisamos estar lindas, magras, felizes, dispostas, bem humoradas, compreensivas, ai a mulher atual... com vocação para mulher maravilha...

E como a Acupuntura Energética tem relação com este processo? Simples: o equilíbrio!

Através das técnicas da Acupuntura Energética, acupuntura, florais, jin shin jyutsu, ginecologia natural, sagrado feminino, buscamos o equilíbrio da mulher, a ponderação, o bom senso. Claro que não vamos mudar a situação atual, continuaremos com as mesmas atribuições, porém a forma de lidar com as situações é que vão mudar.

Em meio a tantas tarefas e obrigações acabamos deixando de lado a nós mesmas, de alguma maneira, como sua alma é sábia ela inicia um processo de busca da satisfação e assim começa a te mostrar que algo está desarmonizado! Aí aparecem as ansiedades, medos, inseguranças, frustrações, dores, doenças. Estas desarmonias muitas vezes vêm de forma gritante atrapalhando nossas atividades diárias, assim são logo percebidas, como as enxaquecas e as dores agudas, mas muitas vem silenciosas e causam desconfortos que nos habituamos como a baixa autoestima, a TPM, as cólicas menstruais, sono ruim ou mesmo insônia, depressões.

A Acupuntura Energética soluciona situações agudas e é capaz de harmonizar questões geradas pelo acúmulo de stress. Existem dois tipos de desarmonias energéticas, as energéticas de alma, são as que ainda não atingiram seu corpo físico efetivamente, elas causam sensações como pressentimentos, insatisfações mas que não somos capazes de expressar claramente. E as energéticas de corpo, que são as energias que a Medicina Chinesa nos fala, é a energia que corre em nosso corpo, muitas vezes a avaliação clínica não encontra, mas em uma avaliação da acupuntura energética facilmente identificamos, através dos sinais do corpo e da palpação dos meridianos.

Cuide-se, harmonize-se, faça acupuntura energética! Aqui mesmo no meu blog você encontra várias dicas de como aliviar o stress e manter o equilíbrio, dê uma olhada, acrescente novos hábitos à sua rotina e agende um horário vamos descobrir como anda seu corpo, mente e espírito!

Até mais...

Categoria: Medicina Tradicional Chinesa
Comentários (0)

Endometriose, miomas e cistos ovarianos – Massas Abdominais

Publicado por Flavia Macedo Parente em 18/09/2013 às 13h34

endometrioseEndometriose, miomas e cistos ovarianos na MTC são chamados de massas abdominais; podem existir e progredir de forma assintomática, ou seja, a mulher não sabe ou mesmo se sabe não percebe nenhuma alteração em seu corpo, não apresenta sintoma relacionado. Já os casos sintomáticos variam entre infertilidade, compressões, hemorragias, dores... podendo atrapalhar atividades simples do dia a dia.

Cada tipo de massa abdominal requer um diagnóstico diferente da medicina chinesa e um tratamento diferente, consequentemente. Duas mulheres com endometriose, por exemplo, dependendo do tipo de sintoma que apresentem, vão receber tratamentos diferentes. Assim a avaliação é um ponto importantíssimo do tratamento, é onde iremos identificar em qual elemento se encontra a desarmonia e em quais meridianos está se manifestando.

A acupuntura energética é um tratamento extremamente eficaz para as massas abdominais, como cistos ovarianos por exemplo, levando-se em consideração que atua de forma holística na mulher, ou seja, o tratamento inclui sessões de acupuntura (com ou sem agulhas dependendo da paciente), auriculopuntura, magnetoterapia, alimentação, Florais de Bach, Reike, Jin Shin Jyutsu, tudo dependendo da avaliação.

Os resultados são excelentes, os primeiros aparecem logo no primeiro mês de tratamento, as dores comuns na endometriose, quando ocorrem, são prioridades. Como a visão é holística, sabemos que desarmonias dessa importância não vem sozinhas, sempre aparecem com situações emocionais associadas, hábitos alimentares desarmoniosos, enfim, o tratamento através da acupuntura energética gera uma melhora na vida da mulher não somente na doença específica, por isso dizemos sempre que tratamos a pessoa e não a doença.

Categoria: Medicina Tradicional Chinesa
Comentários (0)

Agenda de Cursos e Palestras 2º Semestre 2013

Publicado por Flavia Macedo Parente em 07/08/2013 às 13h13

Curso / Palestra

Modalidade

Data

Local

Horário

Espiritualizar é educar, crescer, expandir (GRATUITA)

PRESENCIAL

17/08

Associação   Espiritualista

14:00 às 18:00h

Resolvendo a TPM e as cólicas com a Acupuntura   Energética

ONLINE

27/08

AULAVOX

20:00 às 21:30h

Gravidez sem mistérios! Tratamentos através da Acupuntura   Energética

ON LINE

17 e 24/09

AULAVOX

20:00 às 21:30h

Infertilidade – Resultados práticos através da Acupuntura   Energética (GRATUITA)

PRESENCIAL

21/09

CEATA

18:00 às 19:00h

A Saúde da Mulher na visão da MTC

PRESENCIAL

28 e 29/09

CEATA

Sáb (8:30-17:00) e Dom (8:30-13:00)

Magnetoterapia

PRESENCIAL

19/10

ONIKI

Sáb(8:30-17:00) e

Dom (8:30-13:00)

Menopausa – A acupuntura energética facilitando a   vida da mulher

ON LINE

22/10

AULAVOX

20:00 às 21:30h

Massagem com Pedras Quentes

PRESENCIAL

26 e 27/10

CEATA

Sáb(8:30-17:00) e

Dom (8:30-13:00) 

Drenagem Linfática Manual – 1º mod

PRESENCIAL

09/11

ONIKI

8:30 às 17:00h

Infertilidade – Tratamentos eficazes através da Acupuntura   Energética

ON LINE

26/11

AULAVOX

20:00 às 21:30h

Drenagem Linfática Manual – 2º mod

PRESENCIAL

07/12

ONIKI

8:30 às 17:00h

 

Endereços:

CEATA – www.ceata.com.br

                Saúde da Mulher: http://ceata.com.br/portal2/index.php/acupuntura/193-curso-saude-da-mulher-na-visao-da-medicina-chinesa

                Massagem das Pedras Quentes: http://ceata.com.br/portal2/index.php/cursos-de-massagem-2/137-massagem-das-pedras-quentes

                Rua Lisboa, 424 – Pinheiros – São Paulo

                Fone: 3061.0664

AULAVOX – www.aulavox.com

                Inscrições on line

ONIKI – www.oniki.com.br

                Rua Astorga, 1019 – Vila Guilhermina (ao lado do metrô Guilhermina Esperança)

                Fone: 2684.0589

Associação Espiritualista:

                Rua Heloisa Penteado, 305 – Vila Esperança

                Informações sobre a Palestra - 11 4171.5600

 

Categoria: Cursos MTC
Comentários (0)

A Acupuntura Energética e as doenças do frio

Publicado por Flavia Macedo Parente em 25/07/2013 às 10h05

sinusiteA Acupuntura Energética entende como saúde a harmonia do homem com a natureza, nosso organismo deve estar apto a se adaptar às mudanças do tempo mas nem sempre é isso que acontece, as doenças do frio tais como: sinusite, rinite, gripes, resfriados, estão aí sempre a nos mostrar o quanto esta harmonia não está presente em nosso organismo.

Sinusite e rinite são doenças crônicas que podem aparecer em qualquer época do ano porém mais comuns no inverno onde ocorrem mudanças bruscas de temperatura. A Acupuntura Energética é capaz de resolver a cronicidade da sinusite e da rinite de maneira a melhorar muito a harmonia entre o homem e a natureza.

Geralmente as doenças do frio tem relação com dois fatores etiológicos das doenças que são os externos, neste caso, o frio, vento, secura, umidade e os fatores internos que são as emoções, muitas vezes relacionadas ao desencadeamento de crises de sinusite ou rinite.

Através da harmonização causada pelos tratamentos da acupuntura energética o desbloqueio dos canais de energia, o fortalecimento da imunidade e consequentemente aumento da harmonia no relacionamento entre o homem e a natureza conseguimos resolver tais dificuldades.

Os resultados são imediatos, com o tratamento é possível espaçar as crises, reduzir as dores, favorecer a respiração e até mesmo eliminar totalmente os sintomas, tratando-se de doenças crônicas é preciso um tempo para chegar na totalidade dos benefícios mas já na primeira sessão o paciente já se sente bem melhor em relação aos sintomas.

Para reduzir as chances de desenvolver estas doenças é importante lavar sempre os cachecóis, evitar ambientes fechados e principalmente tome bastante líquidos que devido ao frio pode ser chá, o de gengibre é ótimo para aumentar a imunidade e aquecer o corpo.

Até mais!

Categoria: Medicina Tradicional Chinesa
Comentários (0)

Endometriose, a Acupuntura Energética pode ajudar?

Publicado por Flavia Macedo Parente em 26/06/2013 às 09h51

endometriose

A endometriose é vista pela acupuntura energética como "Estagnação de Qi e Xue" e o que isso significa? Significa que o fluxo de energia e sangue não estão ocorrendo de forma satisfatória, ou seja, na região do baixo ventre a energia e o sangue estão parando, represando. A Acupuntura pode ativar o retorno desta circulação melhorando todos os sintomas da endometriose.

Sendo a endometriose uma síndrome complexa, que apresenta vários sintomas (dentre eles os que mais levam as mulheres aos tratamentos são a infertilidade e a dismenorreia - cólica menstrual) é de extrema importância que a paciente seja acompanhada por uma equipe multidisciplinar.

Dentro da acupuntura energética o tratamento da endometriose também é realizado em várias vertentes: acupuntura, alimentação, fitoterapia, exercícios energéticos. É a união de esforços que poderá aliviar as cólicas menstruais sentidas todos os meses ou a realização do sonho de ser mãe, na paciente com endometriose.

Duas boas dicas, para quem apresenta endometriose, são acrescentar gengibre à alimentação no período menstrual ou na apresentação das dores e um exercício que sempre recomendo às minhas pacientes: JIN JI DU LI, aqui mesmo no Blog da Flavia você encontra as orientações para realizá-lo. Ele ajuda muito no tratamento porque melhora o fluxo energético, o que é essencial para quem convive com as consequências da endometriose.

Até a próxima!!!

 

Categoria: Medicina Tradicional Chinesa
Comentários (0)

Grávida pode?

Publicado por Flavia Macedo Parente em 05/06/2013 às 13h01

Sempre escuto por todo lugar que grávidas foram proibidas disso ou daquilo, até mesmo "profissionais" que negam atendimento a elas com a única justificativa da gravidez, principalmente se for no 1º trimestre.

Obviamente que a gestante precisa de um olhar mais afinado, mas o mundo não precisa lhe fechar as portas, outro dia uma paciente minha me disse que quis receber uma sessão de quickmassage e o profissional disse que era proibido fazer massagem em gestantes. Olha o absurdo!!! Ele deveria dizer que ELE não atendia gestantes.

Torna-se necessário especialização, conhecimento na área, o que as gestantes precisam são de profissionais que entendem o momento em que elas estão passando. Procure sempre alguém que se especializou em ginecologia e obstetrícia, nenhum profissional é capaz de saber tudo, o dentista é que sabe o que se pode aplicar na gestante, o acupunturista especializado é quem sabe quais pontos não se pode punturar e em quais podem, o educador físico é quem sabe quais exercícios são adequados e o médico obstetra, é o seu grande parceiro.

Dentro da Acupuntura Energética a gestante pode receber seus benefícios desde o início da gravidez, existem pontos proibidos para cada fase, basta ter o conhecimento. Até o mesmo nas gestantes que realmente possuem alguma restrição por questões delas próprias, da gestação, dos bebês ou saúde, precisam de uma boa orientação para saber quem pode ajudá-las.

Categoria: Medicina Tradicional Chinesa
Comentários (1)

Dor de cabeça. Você tem?

Publicado por Flavia Macedo Parente em 08/05/2013 às 12h05

Dor de cabeça é condição muito frequente, atingem ambos os sexos e com intensidades variáveis, podendo ser leve causando pequeno incomodo até atrapalhar suas atividades diárias, trabalho, vida pessoal e social.  Dentro da acupuntura energética existem vários diagnósticos, chamamos dor de fígado, de vesícula biliar, de bexiga, de estômago e outras.

Muitos fatores podem desencadeá-la como alimentação (queijos amarelos, vinhos, acetato balsâmico, embutidos, alimentos gordurosos, álcool), estresse físico, estresse emocional (choques emocionais, frustrações), correlacionadas com outras doenças (sinusites, meningites, fibromialgias, tumores cerebrais, gripes, e outras), devido a alterações hormonais (relacionadas com a menstruação, uso de anticoncepcionais, menopausa), hábitos de sono e ainda há casos em que não é possível definir a causa. Assim é muito importante um diagnóstico médico antes de escolher um tratamento.

A acupuntura energética é uma aliada eficaz dos pacientes que sofrem com dores de cabeça, através do equilíbrio dos canais energéticos é possível resolver o problema, e são resultados duradouros, existem casos de pacientes que após o tratamento passam anos sem retorno dos sintomas.

Como na acupuntura energética o tratamento é realizado holisticamente, ou seja, tratamos a pessoa e não a doença, os benefícios com a técnica são inúmeros, melhora do sono, equilíbrio do apetite, melhora da concentração e disposição, mente mais calma, enfim uma melhora geral na qualidade de vida. Não deixe que a dor de cabeça determine o sentido da sua vida. Trate-se.

Categoria: Medicina Tradicional Chinesa
Comentários (0)

Sangue Bom! Mulher Feliz! TPM Longe!

Publicado por Flavia Macedo Parente em 23/04/2013 às 08h48

Sangue dentro da Medicina Chinesa é chamado de Xue e Xue é muito mais que sangue, ou seja, é uma energia que circula em nossos vasos e também nos meridianos e é capaz de levar informações nutricionais mas também informações emocionais, como nosso estado de espírito, o seu desequilíbrio pode causar a TPM.

Na fisiologia feminina este Xue é ainda mais importante, pois além de representar este próprio ainda representa a menstruação, a capacidade de engravidar e o aleitamento materno, sendo assim é muito importante à mulher manter seu Xue em bom estado. Mas como fazemos isso? Como otimizamos a saúde da mulher?

Dentro da acupuntura energética a produção, qualidade e distribuição do sangue envolve os órgãos energéticos Baço-Pâncreas, Fígado e Coração, principalmente, portanto nosso objetivo é manter estes órgãos saudáveis, Baço Pâncreas fica feliz com alimentos cozidos, baixas quantidades de açúcar e farinha refinada; o Fígado se alegra com alimentos verde-escuros, exercícios leves e grandes quantidades de sorrisos e perdão; o coração alegra-se facilmente com a alegria dos outros e uma pitada de bons momentos, uma tarde no parque, uma caminhada na praia, um escalda pés, um abraço.

A vida da mulher fica mais tranquila, seus objetivos mais facilmente alcançados, é mais fácil viver assim, sem depressão, sem ansiedades, vamos tentar?

Categoria: Cultura e Tradições Chinesas, Medicina Tradicional Chinesa
Comentários (1)

Magnetoterapia

Publicado por Flavia Macedo Parente em 04/04/2013 às 10h40

A magnetoterapia é uma das técnicas de acupuntura sem agulhas, totalmente indolor, é uma forma de tratamento muito antiga, na China existem relatos de tratamentos através de metais magnéticos há mais de 2000 anos, na Índia na primeira metade do século passado foram realizados grandes estudos sobre a magnetoterapia utilizada de forma sistêmica e em 1972 se intensificaram os estudos na China do uso da magnetoterapia na acupuntura.

No organismo dos seres vivos ocorrem inúmeros fenômenos elétricos responsáveis pela manutenção da vida. Sempre que ocorre movimentação de cargas elétricas, há indução de cargas magnéticas, e vive-versa. Na verdade, não existem fenômenos puramente elétricos, sempre são eletromagnéticos. Assim, os processos de digestão e de absorção dos alimentos, da polarização das membranas de células nervosas para transmitir mensagens, da absorção da energia luminosa pelas células da retina etc., todos são fenômenos eletromagnéticos, sendo assim, não deve causar espanto o fato de sofrerem influência de campos magnéticos (Wu Tou Kwang).

Dentro da acupuntura energética, utilizamos fixação de pastilhas pequenas nos pontos de acupuntura, aproximação de placas magnéticas ao corpo e a partes do corpo para tratamentos sistêmicos, magnetização de água para tratamentos internos, muito útil no acompanhamento de tratamentos de dor, pois lém do tratamento no consultório o paciente leva para casa um produto terapeutico para alívio dos sintomas. Desta forma torna-se muito excelente no tratamento de crianças, pessoas com medo de agulhas, idosos e dores crônicas.

Categoria: Técnicas auxiliares
Comentários (2)

show normalcase tsN left fwR|show tsN left fwR|left fwR show|bsd b01|||news c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB c10|b01 c05 bsd|login news normalcase uppercase fwB c10|tsN normalcase uppercase c10 fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||